Concelho de Mértola

Com uma área de 1.279 km2, o concelho de Mértola é um dos maiores de Portugal, localizando-se no extremo sudeste da região Alentejo. Insere-se no distrito de Beja, fazendo limite, a norte, com os concelhos de Beja e de Serpa, a oeste com os concelhos de Castro Verde e Almodôvar, a sul, com o concelho de Alcoutim, e a este com as províncias espanholas de Andaluzia e Huelva. Subdivide-se em nove freguesias, a saber: Alcaria Ruiva, Corte do Pinto, Espírito Santo, Mértola, Santana de Cambas, São João dos Caldeireiros, São Miguel do Pinheiro, São Pedro de Sólis e São Sebastião dos Carros.

O concelho caracteriza-se por um profundo isolamento geográfico e insere-se numa área deprimida social e economicamente. Com uma população total de 8712 habitantes (Censos/2001), que se distribui pelos cerca de 130 lugares e inúmeras habitações isoladas, o concelho de Mértola apresenta uma densidade populacional muito baixa: 6,7 hab/km2.

De entre os catorze concelhos do Baixo Alentejo é aquele que apresenta menor percentagem de jovens. O grupo etário ‘0-14 anos’ representa apenas12%  da população (valor inferior à média do distrito – 14%). Por outro lado, apresenta a maior percentagem de idosos – 32% – valor francamente superior à média do distrito (24%).

Caracteriza-se pela existência de inúmeras localidades afastadas umas das outras, nas quais habitam um número reduzido de pessoas. 80% dos aglomerados são compostos por menos de 100 habitantes.